domingo, 8 de agosto de 2010

Xingu: O sangue da nossa sobrevivência

Via MAB

O lançamento do filme “Xingu, o sangue da nossa sobrevivência” está acontecendo em diversos cantos do país. No dia 22 de julho, o filme foi lançado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante o encerramento da 1ª Turma de Especialização e Extensão “Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo” e abertura da 2ª Turma. Participam destas turmas representantes de nove países, o que proporciona a ampliação do debate sobre Belo Monte para diversos países da América do Sul e Central e também para países da África.

Já, no último dia 28/07, os estudantes de Geografia da Via Campesina, Turma Milton Santos, fizeram o lançamento durante o XVI Encontro Nacional de Geógrafos, realizado na UFRGS, em Porto Alegre. O filme foi elogiado pelo público e o debate foi muito produtivo, com a participação de estudantes de geografia, professores e demais pesquisadores

Como sugestão dos participantes, foi levado para a assembléia final do Encontro a sugestão de que seja criado um grupo de trabalho dentro da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) para tratar da temática: Geografia, Movimentos Sociais e a Questão Energética. Além disso, foi sugerido que, através das estruturas da AGB, seja feito o lançamento e a divulgação do filme nas universidades, e ao final seja tirado uma moção colocando a posição da AGB em relação ao projeto da hidrelétrica de Belo Monte.

O lançamento também será feito em Altamira/PA, no dia 9 de agosto, durante o acampamento de contestação ao projeto da hidrelétrica.




ParteI



ParteII



ParteIII



ParteIV


Por favor, divulgue!