quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Quase 60 mil brasileiros são vítimas do tráfico de pessoas por ano, diz SNJ

Via Estadão, há 384 dias sob censura
18.08.2010

Maioria das vítimas são mulheres jovens de baixa renda, que são obrigadas a se prostituir

Efe

BRASÍLIA- A cada ano, cerca de 60 mil brasileiros são vítimas das redes internacionais de tráfico de pessoas e têm como principais destinos a Espanha, Portugal e Suíça, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 18, pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), ligada ao Ministério da Justiça.

A grande maioria das vítimas, segundo os dados oficiais, são mulheres de famílias de baixa renda com entre 18 e 25 anos de idade. Nos destinos, elas costumam ser obrigadas a se prostituir.

"Os traficantes mantêm o poder sobre elas, que devem as passagens, a estadia e a alimentação, fazendo com que se submetam ao que eles querem", disse coordenador nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas da SNJ, Ricardo Lins, à Agência Brasil.

A ONU diverge dos dados da secretaria e estima que 100 mil pessoas sejam vítimas do tráfico de pessoas no Brasil a cada ano.

Segundo Lins, as Nações Unidas incluem em sua estatística pessoas que deveriam ser catalogadas como imigrantes ilegais e não como vítimas do tráfico de pessoas.

De acordo com a Agência Brasil, a SNJ enviará neste semestre técnicos as estados do Acre, Ceará, Pará, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco, São Paulo e Bahia para mapear o problema.

Leia também:
- Chávez proíbe a publicação de imagens sobre violência na Venezuela
- Prefeito processa cardeal por polêmica sobre casamento gay