quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Impactos do Código Florestal são analisados (Biota-Fapesp)


JC e-mail 4067, de 04 de Agosto de 2010.
Impactos do Código Florestal são analisados


Impactos na biodiversidade por conta da revisão do Código Florestal são discutidos em evento do Biota-Fapesp

Impactos potenciais da revisão no Código Florestal, em tramitação no Congresso Nacional, na biodiversidade e nos serviços ecossistêmicos foram debatidos por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento nesta terça-feira (3/8), em evento organizado pelo programa Biota-Fapesp, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Carlos Alfredo Joly, coordenador do Biota-Fapesp e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abriu o encontro lamentando a falta de participação da comunidade científica nas discussões sobre as alterações no atual Código Florestal - que preveem, por exemplo, reduções significativas nas áreas de preservação permanentes (APP) e anistia a desmatamentos feitos até 2008.

"Essa nossa crítica foi destacada em uma carta assinada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), as duas maiores representantes da comunidade científica", disse Joly. As duas entidades deverão ampliar as discussões sobre o assunto por meio de um grupo de trabalho.

Ricardo Ribeiro Rodrigues, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), que coordenou o encontro junto com Joly, ressaltou que a proposta de revisão do código ensina importantes lições à comunidade científica, entre elas a importância de tomar iniciativas de mudanças antes que outros o façam.

"O Código Florestal atual vigora desde 1965 e nós [pesquisadores] não tínhamos nos preocupado em atualizá-lo até hoje", disse Rodrigues, ressaltando a importância da pesquisa científica para sustentar políticas públicas. Continua