quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ocidente politizou caso de iraniana, diz Teerã

Via Estadão, há 383 dias sob censura
Por Jamil Chade CORRESPONDENTE / GENEBRA
18.08.2010

Para preservar os poucos aliados que tem, o Irã tem poupado o Brasil de críticas ligadas ao caso de Sakineh Ashtiani, iraniana condenada à morte. Teerã, porém, não perdoa o Ocidente, acusando-o de ingerência em assuntos internos. Para os iranianos, o caso está sendo usado por americanos e europeus para afastar o Brasil do Irã e "abalar a amizade" entre o país e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ontem, o porta-voz da chancelaria do Irã, Ramin Mehmanparast, fez a mais dura crítica até agora aos países que pedem a liberdade de Sakineh, condenada à morte por adultério, depois sentenciada à forca por assassinato do marido. Mehmanparast avisou que a questão é um assunto. "Não aceitaremos ingerência. Nações independentes não permitem que outros países interfiram em seus assuntos judiciais."

Europa, EUA e intelectuais do mundo todo pedem que a vida de Sakineh seja poupada. "Se liberarmos quem cometeu um assassinato, não haverá mais segurança. Se for o caso, podemos também pedir que esses países libertem todos aqueles que cometeram assassinatos", afirmou Mehmanparast. Continua

Leia também:
- Incólumes no lamaçal
- Padres e pastores evangélicos são os novos alvos dos cartéis mexicanos.


Acabe com o apedrejamento!
Assine a petição e divulgue!