quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Peça mostra Nathália Timberg e Rosamaria Murtinho em busca do amor perdido

Via Folha.com
Por MARCOS GRINSPUM FERRAZ
19.08.2010

Por 25 anos, elas dividiram o mesmo homem e, no fim, ambas foram abandonadas. Mulher e amante, uma sempre soube da existência da outra. Mas só agora, sozinhas e mais velhas, se encontram para falar do passado que não as abandona.

Aos 81 anos, Nathália Timberg diz que gostaria de fazer mais cinema

Ressentidas, mas ainda com certo ar apaixonado, as protagonistas de "Sopros de Vida" --interpretadas por Nathália Timberg e Rosamaria Murtinho-- travam um embate tenso na peça do dramaturgo inglês David Hare.

A montagem, dirigida por Naum Alves de Souza, estreia hoje em São Paulo depois de haver cumprido temporada no Rio de Janeiro.

LUTA DE BOXE

"A peça parece uma luta de boxe, em que ora uma está por cima, ora a outra", diz Alves de Souza, 68. Em vez de socos, a "luta" é travada com diálogos "cortantes e agudos". Ainda assim, deixa lugar para momentos de cumplicidade e compreensão.

Ao falar de Martin, o homem que as deixou, elas discutem sobre suas visões de mundo e o efeito da relação com Martin em suas vidas.

O diretor ressalta a habilidade de David Hare de assumir uma perspectiva feminina na escrita. "É como o Chico [Buarque], com aquele mistério, que fala muito bem sobre a mulher, como se fosse uma mulher", diz.

Na tradução do inglês feita por Nathália Timberg --que aos 80 anos soma mais de 60 nos palcos e longa carreira na TV--, o texto ganhou ares críveis para uma montagem brasileira, segundo Souza, já que no original "havia um ar mais esnobe e afetado, de uma alta classe inglesa".

Mas ele explica que "abrasileirar", neste caso, não significa adaptar a obra para uma realidade nacional. "Ficaria ridículo trocar uma ilha da costa inglesa por Ilhabela, por exemplo", brinca.

E completa: "Todo mundo pode compreender uma peça que se passa em qualquer outro lugar, desde que haja nela um sentimento universal".

SOPROS DE VIDA
QUANDO: sex., às 21h30, sáb., às 21h, e dom., às 19h
ONDE: teatro Vivo (av. Dr. Chucri Zaidan, 860, Morumbi, tel. 0/xx/11/7420-1520)
QUANTO: de R$ 40 a R$ 50
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos


Legenda da imagem:
As atrizes Nathália Timberg (à esq.) e Rosamaria Murtinho em cena da peça "Sopros de Vida"

fonte