domingo, 23 de setembro de 2012

Assoprem, assoprem, por Maria Helena RR de Sousa

Via blog do Noblat
Por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa
21.09.2012


Curioso o discurso do senador Jorge Viana, do Acre, pronunciado na última terça-feira. Texto bom, lúcido, inteligente. Comprova a intrepidez do senador que ousou subir à tribuna do Senado Federal para elogiar, com garra, nosso ex-presidente, o ex-operário Lula.

Mas será que Lula precisa de defesa? Ele não é amado pelo povo? E não é o povo, depois dos 10 anos petistas, quem manda no Brasil?

Ou ainda será a oposição? Afinal, temos oposição? A opinião pública é ou não é a voz do povo? Será que nosso povo é a eterna Maria vai com as outras, apesar de estar bem de vida, intelectual e financeiramente falando? O Brasil hoje não é outro? Não é uma nação que ombreia com todas as demais?

Então porque esse medo, esse horror à elite? Afinal, antes que eu me alongue, quem é a nossa elite? Penso que seria útil esclarecer a quem se referem como elite, sabe, é muito bom saber com quem lidamos. Eu pensava que governadores, netos de governador, como Eduardo Campos, eram elite. Estava enganada. Pensava que senadores eram elite. Outro engano. Que um ex-presidente da República fosse elite!

Acho tudo muito confuso.

Além do discurso corajoso do senador acreano, ainda surgiu uma nota instigadora. Ela nos convoca para lutar contra um golpe que está sendo preparado contra o presidente Lula e seu legado.

Vou ser franca. Achei a nota desnecessária, até cruel, apesar de esclarecer um pouco mais quem é elite, quem é povo. Depois do pronunciamento do senador petista, não creio que houvesse necessidade da convocação à sociedade brasileira assinada por membros do povo, em franca defesa do ex-presidente Lula. Acho que isso não foi generoso com um homem que só fez o bem pelo Brasil. Dá ideia que ele está fraco diante de seu povo. Que maldade!

Não é nada disso, como bem declarou o senador acreano em seu pronunciamento, naquela afirmação que certamente fará parte de todos os livros de citações a serem editados no Brasil daqui para frente: “O problema do País, durante muitos séculos, foi sua elite. Não é o seu povo. Isso, os estudiosos da beleza da cultura brasileira já identificaram”.

O problema foi identificado pelos estudiosos da beleza da cultura brasileira! Palavras duplamente abençoadas. Revelam que finalmente foi oficialmente identificada a origem de nossos males e através delas e da coragem de quem as pronunciou, o Senado Federal as registrou e naturalmente tomará as devidas providências.

Abaixo a elite!

Mas continuo a achar maldade com o Lula. Sabe o que mais? Para compensar, vou lhe oferecer um presente. Bem, não é um presente formal, é uma sugestão. Ele que cante para o povo brasileiro, junto com meu pai, João Rubinato (Adoniran Barbosa, para quem gosta de samba) a música que copio a seguir. Não se importe se não tem voz para cantar. Meu pai também não tinha: