quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Na contramão do mundo em alta velocidade

Via ecopolítica
Por Sérgio Abranches
21.09.2012

Política de transportes no Brasil vai na contramão do mundo. Custo do transporte público aumenta mais que a inflação e preço dos carros individuais e da gasolina sobe abaixo da inflação. Ainda por cima governo dá incentivo às montadoras para fazer o que não passa de obrigação: aumentar a economia de combustíveis e as emissões de seus carros, que são mais econômicos e menos poluentes no EUA e na Europa.

O IPEA, uma agência criada para subsidiar as políticas públicas com estudos, analisa os gastos das famílias com transportes e detecta essas contradições. Quem faz a política de transportes não deve ler os relatórios do IPEA, nem examinar os mesmos dados – produzidos pelo governo (IBGE) – para tomar suas decisões. Além de andar na contramão do mundo, o governo mantém suas agências de costas umas para as outras, desperdiçando recursos e inteligência e errando na formulação das políticas.

O governo fechou acordo com as montadoras para reduzir o custo final dos veículos, diminuindo o IPI, o Imposto sobre Produtos Industriais. A condição é que os carros consumam menos combustível e poluam menos. Vai dar incentivo para o que não passa de obrigação das montadoras. Um mesmo modelo de carro aqui no Brasil consome de duas a três vezes mais que esse modelo na Europa ou nos Estados Unidos, onde os padrões de eficiência energética são mais exigidos e as normas são cumpridas. Aqui se dá incentivo com dinheiro público paras as empresas fazerem o dever de casa, o feijão com arroz, a obrigação mínima. Quem pensou essa política seguramente não leu o relatório do IPEA o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada do próprio governo federal. Esse estudo mostra que, em matéria de transportes, o Brasil anda na contramão do mundo.

Aumentou a renda e caíram os custos do transporte privado, principalmente o preço dos veículos e da gasolina, ao mesmo tempo em que as tarifas de transporte público ficaram mais caras em termos reais, foi o que o IPEA observou comparando as Pesquisas de Orçamentos Familiares entre 2003 e 2009, que mede os gastos das famílias com diversos itens não só para retratar o consumo corrente, mas para subsidiar o peso relativo dos diferentes itens de consumo na inflação. O efeito desse ganho de renda e do encarecimento do transporte público, com barateamento do transporte privado é que a população usa cada vez menos transporte público e mais transporte individual. Caiu o gasto médio das famílias brasileiras com o transporte público. Ou seja, mais carro nas ruas, mais congestionamento, embora não diminuam os ônibus que, durante parte do dia trafegam com baixa lotação, poluindo mais por passageiro. CONTINUA!