segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Vídeo mostra tumulto antes de professora chamar aluno de 'macaco'

Do G1 PA, com informações do Fantástico
23.09.2012

Antropóloga faz gesto obsceno a alunos após agredir segurança no Pará.
Polícia apura o caso; professora se disse arrependida e pediu desculpas.


Imagens exclusivas divulgas neste domingo (23) pelo Fantástico mostram uma confusão na Universidade do Estado do Pará (Uepa) antes de uma professora brigar alunos e chamar um deles de "macaco", após já ter usado o mesmo adjetivo para agredir verbalmente um vigia da instituição.

O caso ocorreu dia 14 de setembro e a professora Daniela Cordovil, que dá aulas de religião africana na Uepa, foi indiciada pela polícia por injúria racial após ter ofendido o segurança da Uepa. A professora se disse arrependida do fato e afirma que reconhece o erro. Ela pediu desculpas aos envolvidos. Ao Fantástico, ela explicou que usou o termo "macaco" no sentido de "macaquice".

As imagens registram um tumulto no corredor quando a professora agride Rubens dos Santos, segurança da universidade há três anos. De acordo com os alunos, ao verem a movimentação, eles foram até a portaria defender o servidor e começaram a gravar a discussão.

As cenas mostram um dos estudantes, Paulo de Paula, chamando a polícia. "Olha só, aqui na frente da Uepa, tem uma mulher chamando o segurança, que é negro, de macaco! Isso é crime e eu gostaria que a policia viesse aqui prender pelo crime de discriminação e racismo!", diz o aluno ao celular. Veja a matéria completa. Veja o vídeo.