quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Ciência Hoje On-line: Desaparecidos sociais


JC e-mail 4586, de 19 de Setembro de 2012.
Ciência Hoje On-line: Desaparecidos sociais


Policial civil defende revisão da conduta em casos de desaparecimento. Ao analisar esse tipo de ocorrência no Rio de Janeiro, depara-se com a desatenção junto às famílias e com a dificuldade de traçar um perfil das pessoas desaparecidas.

Na cidade do Rio de Janeiro, são registrados, em média, 5.200 casos de desaparecimento por ano. Alguns dos desaparecidos voltam para casa dias depois; outros, para o desespero dos familiares, são encontrados mortos - em ocorrências que variam de acidentes como atropelamento ou afogamento a assassinatos.

Centenas de casos, no entanto, ficam sem solução. Foi sobre eles que a policial civil Gisele Martins de Souza se debruçou em monografia apresentada no Curso de Especialização em Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes. Foram avaliados cerca de 200 casos não solucionados de desaparecimento, ocorridos entre janeiro e dezembro de 2010.

Leia a matéria completa na CH On-line, que tem conteúdo exclusivo atualizado diariamente: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2012/09/desaparecidos-sociais.
(ICH)