quarta-feira, 4 de agosto de 2010

"Nota mais alta não é educação melhor", diz especialista norte-americana



JC e-mail 4065, de 02 de Agosto de 2010.
"Nota mais alta não é educação melhor", diz especialista norte-americana


Para Diane Ravitch, ex-secretária-adjunta de Educação dos EUA, sistema em vigor nos Estados Unidos está formando apenas alunos treinados para fazer uma avaliação
Uma das principais defensoras da reforma educacional americana - baseada em metas, testes padronizados, responsabilização do professor pelo desempenho do aluno e fechamento de escolas mal avaliadas - mudou de ideia.

Após 20 anos defendendo um modelo que serviu de inspiração para outros países, entre eles o Brasil, Diane Ravitch diz que, em vez de melhorar a educação, o sistema em vigor nos Estados Unidos está formando apenas alunos treinados para fazer uma avaliação.

Secretária-adjunta de Educação e conselheira do secretário de Educação na administração de George Bush, Diane foi indicada pelo ex-presidente Bill Clinton para assumir o National Assessment Governing Board, instituto responsável pelos testes federais. Ajudou a implementar os programas No Child Left Behind e Accountability, que tinham como proposta usar práticas corporativas, baseadas em medição e mérito, para melhorar a educação.

Suas revisão de conceitos foi apresentada no livro The Death and Life of the Great American School System (a morte e a vida do grande sistema escolar americano), lançado no mês passado nos EUA. O livro, sem previsão de edição no Brasil, tem provocado intensos debates entre especialistas e gestores americanos.

Leia entrevista concedida por Diane: Continua



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