terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Obras foram roubadas do Museu Emílio Goeldi, no Pará

Trechos da matéria publicada no site Agência Amazônia


"BELÉM, PA — Parte da história natural e etnográfica das Américas e da Amazônia está agora nas mãos de criminosos. Ladrões, ainda não identificado, roubaram na última semana 40 títulos (65 exemplares) da Coleção de Obras Raras do Museu Emílio Goeldi, de Belém (PA). As publicações roubadas datam dos séculos XVII, XVIII e XIX e faziam parte do acervo da Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna daquele museu. Entre as obras levadas estão in-folios de de Des Murs, Hernandez, Meriaen, Mikan, Piso, Pohl, Sagra, Spix e Wied-Neuwied."

"O Museu Goeldi é a instituição de pesquisa mais antiga do Norte brasileiro. Por isso, ele guarda coleções especiais — com quase duas mil publicações — que registram quatro séculos de história natural e etnográfica das Américas e Amazônia. Para preservar esse acervo de valor inestimável, o Museu Goeldi já reforçou seus sistemas de vigilância e pede o apoio da população para ajudá-lo a proteger as obras ali existentes, que são patrimônio nacional.

Quem tiver algum vestígio das obras roubadas, que levam uma marca d’água do Museu Goeldi, devem entrar imediatamente em contato com a Polícia Federal (91) 3214-8014, e com o Museu, pelo telefone (91) 3274-1811." Vejam a matéia completa aqui.

Por favor, divulguem este post!