quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Um show abala a rotina do Jalapão

Via O ECO - 09.12.2008

Andreia Fanzeres




Cartão postal do Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão foi escolhido por sua beleza para ser locação do reality show Survivor, da rede americana CBS (Foto: Isabel Schmidt)


A imprensa tocantinense rompeu dezembro em polvorosa por causa dos mistérios envolvendo a presença de uma equipe de filmagens norte-americana em um de seus maiores atrativos naturais: o deserto do Jalapão. Diversas reportagens foram feitas alardeando suspeitas sobre os estrangeiros, com direito a boatos sobre o asteamento de uma bandeira dos Estados Unidos e reclamações de moradores da cidade de Mateiros sobre o suporte luxuoso dispensado à equipe de gravação em relação ao estado de pobreza vivido na região. Tudo por causa da mais pura falta de informação, já que o governo do Tocantins, quando acionado pela imprensa, tem se esquivado de dar qualquer detalhe sobre o evento, inclusive sobre impactos ao Parque Estadual do Jalapão.

Procurado pela reportagem, o órgão ambiental estadual do Tocantins, o Naturatins, explicou via assessoria de imprensa que tem um contrato para não divulgar nada sobre o programa, mas que a atividade foi licenciada por ocorrer dentro de um parque estadual. Segundo o Naturatins, toda negociação sobre a presença das equipes foi feita diretamente a partir do gabinete do governador Marcelo Miranda. Continua.