quinta-feira, 15 de julho de 2010

Argentina aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo

Via Estadão, há 349 dias sob censura
Por Ariel Palacios, Correspondente, Buenos Aires
14.07.2010

Nação transforma-se no décimo país do mundo a contar com o casamento homossexual e o primeiro na América Latina


BUENOS AIRES – Na madrugada desta quinta-feira, 15, depois de 14 horas de debates intensos, o Senado argentino aprovou o projeto de lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Do total de senadores presentes, 33 votaram a favor. Outros 27 senadores votaram contra. Três parlamentares abstiveram-se.

Desta forma, a Argentina tornou-se o primeiro país da América Latina a contar com o casamento homossexual e o segundo em todo o continente americano (na América do Norte, o Canadá conta com legislação similar).

A votação desta madrugada também torna a Argentina no décimo país em todo o mundo a oficializar o casamento homossexual (já existe na Holanda, Bélgica, Noruega, Suécia, Islândia, Portugal, Espanha, África do Sul e Canadá).

O projeto causou profundas divisões nas fileiras do próprio governo da presidente Cristina Kirchner, que respaldou a ideia, originalmente apresentada pelo Partido Socialista. Além disso, o casamento homossexual também gerou divisões dentro dos diversos partidos da oposição. Diversos senadores governistas votaram contra o projeto, enquanto que muitos parlamentares da oposição respaldaram a lei de casamento homossexual. Continua

Legenda da imagem:
Manifestantes protestam a favor e contra união homossexual em frente ao Congresso //Leo La Valle/ Efe


Leia também:
- Lei sobre casamento gay mobiliza Argentina
- Argentina, primer país de Latinoamérica en aprobar el matrimonio gay