segunda-feira, 19 de julho de 2010

Escolas estaduais de mal a pior/Escolas sitiadas

Via blog do Noblat - 19.07.2010

Deu em O Globo

Escolas estaduais de mal a pior

Enem 2009: 97,8% dos colégios reprovados são de responsabilidade dos governadores

Evandro Éboli

As escolas das redes estaduais de educação voltaram a apresentar o pior desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2009).

O resultado, divulgado pelo Ministério da Educação, revela o tamanho do desafio que os governadores eleitos terão de enfrentar diante do ensino de péssima qualidade oferecido pelos estados.

Quase sete mil escolas de todo o país tiraram média abaixo de 500, numa escala que vai de 0 a 1.000. Dessas, nada menos que 97,8% são das redes estaduais.

Entre os estabelecimentos de ensino reprovados no Enem 2009 com média abaixo de 500, há apenas quatro escolas federais.

As notas do Enem por escola estão disponíveis no site do Ministério da Educação a partir de hoje. A situação também é dramática quando se avalia quem é quem entre as mil melhores escolas do país.

Na relação, aparecem apenas 26 escolas estaduais, duas municipais e 85 federais. Há um predomínio absoluto das escolas privadas entre as melhores: 887 são particulares.

As redes estaduais de ensino médio respondem por 85,9% das matrículas no país e recebem 7,16 milhões de estudantes, do total de 8,33 milhões no país. As escolas privadas têm 973 mil alunos (11,6%).

Outra avaliação do MEC, divulgada no início do mês — o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) —, revelou o abismo que separa a rede pública da privada: o Ideb do ensino médio nas redes estaduais ficou em 3,4, na escala até 10. O da rede particular, em 5,6.

Leia mais em O Globo

***


Via blog do Noblat - 19.07.2010

Deu em O Globo

Escolas sitiadas

Rio tem 150 mil alunos em áreas de risco como a do Ciep onde Wesley morreu

Felipe Sil e Sérgio Ramalho

A morte do menino Wesley Gilbert Rodrigues de Andrade, de 11 anos — atingido por um tiro de fuzil enquanto assistia a uma aula de matemática, sexta-feira passada, no Ciep Rubens Gomes, em Costa Barros — trouxe à tona a rotina de medo de cerca de 150 mil alunos e 50 mil servidores de escolas municipais localizadas em áreas de risco do Rio.

O número equivale a 18,9% das 1.064 unidades da rede municipal de ensino, que atende a 650 mil alunos com idade entre 5 e 12 anos.

Coordenadora-geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), Vera Nepomuceno afirma que, em vários desses colégios, professores foram vítimas de assaltos ou alvos de ameaças.

— Uma dessas escolas é a Francisco José Oliveira Viana, em Cordovil. A maioria de seus professores teve pertences roubados nos arredores da unidade. Numa ocasião, eu e outros dirigentes do sindicato fomos atacados por bandidos. Eles levaram uma Kombi do Sepe assim que deixamos o colégio — lembra Vera.

A insegurança da comunidade escolar já havia sido denunciada pelo Sepe em relatórios enviados ao Ministério Público do Estado do Rio.

Em um documento, sindicalistas estimam em 200 o número de escolas municipais localizadas em regiões conflagradas, onde traficantes ou milicianos disputam o controle territorial.

Nos arredores dessas unidades, conflitos, balas perdidas, assaltos e venda de drogas fazem parte da rotina.

Para tentar minimizar as consequências desse triste quadro, a Secretaria municipal de Educação colocou em prática, há um ano, o programa Escolas do Amanhã, criado com o objetivo de combater a evasão escolar e melhorar os níveis de aprendizagem.

O programa beneficia 108 mil alunos de 150 escolas localizadas em área de risco. Entre elas está o Ciep Rubens Gomes, onde Wesley estudava.

A assessoria de imprensa da secretaria informou que as escolas beneficiadas foram escolhidas com base em critérios técnicos, incluindo índices de evasão e rendimento escolar dos alunos.

Leia mais em O Globo

***

Frase do dia (Blog do Noblat - 18.07.2010):

"No futebol, o Brasil ficou entre os oito melhores do mundo e todos estão tristes. Na educação é o 85º e ninguém reclama."
Cristovam Buarque

***

Leia também:
- BANCO DE NOTÍCIAS
- Melhor do Enem 2009, colégio diz ter orgulho de ser pequeno
- Filme sobre Lula tem exibição nos EUA ameaçada
- PROFESSOR - UMA ESPÉCIE EM EXTINÇÃO