terça-feira, 13 de julho de 2010

Chefe de polícia minimiza estupro e é exonerado

Via blog do Noblat - 13.07.2010

Deu em O Globo

Chefe de polícia minimiza estupro e é exonerado

O delegado Nivaldo Claudino Rodrigues foi exonerado da chefia da Diretoria de Polícia Civil da Grande Florianópolis, ontem, após dar declarações sobre a investigação de um ato infracional análogo ao crime de estupro cometido por dois garotos de 14 anos — filhos de um empresário de comunicação e de um delegado de polícia — contra uma garota de 13 anos.

O caso aconteceu em 14 de maio, mas só circulou pela internet no mês passado. Escalado para falar sobre o caso, Rodrigues pôs em dúvida se teria havido violência sexual.

Ele afirmou que ocorreu apenas uma "conjunção carnal" e minimizou o estupro, segundo informou a coluna de Elio Gaspari no GLOBO de domingo.

"Não posso dizer que houve estupro. Houve conjunção carnal. Houve o ato. Agora, se foi consentido ou não, se foi na marra ou não, não posso fazer comentário, porque não estava presente", disse o delegado.

A exoneração de Rodrigues foi determinada pelo secretário de Segurança Pública, André Luis Mendes da Silveira. O novo diretor da Polícia Civil é o delegado Anselmo Firmo de Oliveira. A investigação ocorre em segredo de Justiça.

De acordo com os relatos, a garota foi levada por um dos garotos até um apartamento. Lá, ele e o colega a teriam estuprado.

O pai da menina procurou a polícia. O sangue coletado da menina teria desaparecido. A promotora Valkiria Danielski deve entregar um relatório à Justiça na próxima semana.

Veja também:
- Pela internet, adolescente confessa estupro
- A “conjunção carnal” do delegado de SC