quarta-feira, 14 de julho de 2010

A hora da Ficha Limpa

Via blog do Noblat - 13.07.2010

Deu em O Globo

MP pede impugnação de centenas candidatos pelo país; Jader Barbalho é alvo

Elenilce Bottari, Henrique Gomes Batista e Roberto Maltchik

Na véspera do fim do prazo para os pedidos de impugnação de candidatos, as procuradorias regionais eleitorais dos estados divulgaram ontem listas com centenas de nomes de políticos que serão alvo de processo de suspensão de registro.

No caso do Rio, o Ministério Público Eleitoral entregou ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), desembargador Nametala Jorge, uma lista com 34 pedidos, já baseados na Lei da Ficha Limpa.

No Pará, o MPE também se baseou na lei para pedir a impugnação das candidaturas ao Senado de Jader Barbalho (PMDB) — hoje deputado, mas que renunciou ao mandato de senador em 2001 para escapar da cassação — e Paulo Rocha (PT) — envolvido no escândalo do mensalão petista.

Já no Maranhão, numa lista de 40 nomes, estão os do ex-governador Jackson Lago (PDT) — que fora cassado por crime eleitoral — e do deputado federal José Sarney Filho (PV).

No Ceará, a Procuradoria Regional Eleitoral apresentou 42 pedidos de impugnação de candidaturas. A lista inclui o deputado federal José Gerardo Arruda (PMDB-CE), alvo da lei da Ficha Limpa.

Primeiro parlamentar condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde a Constituição de 1988, ele tenta o registro alegando prescrição da publicação da ata do julgamento, ocorrido em maio.

Fonte