terça-feira, 20 de julho de 2010

Pequenas agricultoras ameaçadas

Via Ciência Hoje - Por: Luan Galani - 20.07.2010


A produtividade da canola aumenta expressivamente com polinização feita pela abelha ‘Apis mellifera’ – a mais comum das Américas. Mas a espécie enfrenta séria ameaça no continente.



'Apis mellifera', com grande quantidade de pólen nas pernas,
busca néctar em flor da canola (foto: Annelise de Souza Rosa)


É de amplo conhecimento que o desmatamento, o uso inadequado de pesticidas em atividades agrícolas e o aquecimento global têm feito vítimas entre os insetos, com destaque para as abelhas, cujas colônias têm diminuído significativamente.

Considerando-se que os insetos – e as abelhas de modo especial – são os principais agentes de polinização de 90% das plantas do planeta que produzem frutos, a constatação de que estão diminuindo é no mínimo preocupante, embora artigo da revista britânica The Economist afirme que essa redução não procede.

Estudo recente feito por pesquisadores da Faculdade de Biociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) vem novamente reiterar a importância da abelha em cultivos agrícolas. O trabalho mostra que as da espécie Apis mellifera aumentam a produtividade da canola (Brassica napus) em até 70%. Continua

Lamento básico:
Se você tiver a oportunidade, veja o filme O Silêncio das Abelhas, que esteve no youtube pelo menos até início de março, quando postei os links para ele aqui no blog. Agora não está mais por lá. É uma pena...

***


Biota - Fapesp: Impactos potenciais das alterações no Código Florestal Brasileiro na biodiversidade e nos serviços ecossistêmicos (3/8/2010)