quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ciência adulterada, editorial da "Folha de SP"


JC e-mail 4051, de 13 de Julho de 2010.
Ciência adulterada, editorial da "Folha de SP"


"Os responsáveis pelos indicadores precisam constantemente blindá-los contra a ação dos burladores, que sempre encontrarão novas oportunidades de usar o sistema em seu favor"

Leia o editorial:

Como ocorre com outros indicadores, o Fator de Impacto (FI), índice utilizado para avaliar a produção científica, também é vulnerável a truques, manipulações e mesmo fraudes.

Constatá-lo não implica rejeitar o sistema Qualis, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para avaliar publicações científicas e pós-graduações com base no número e relevância das citações recebidas.

Ao contrário, se há algo de que o poder público se ressente, é a falta de critérios razoavelmente uniformes e objetivos para decidir como e onde alocará verbas. A ciência é uma das poucas áreas em que esse tipo de facilidade está disponível -e justamente através de índices como o FI e outros.

Quanto às artimanhas para enviesar os resultados, são várias e conhecidas. Vão desde a ação entre amigos nas quais um cita o outro -numa variante altamente interessada do altruísmo recíproco da biologia- até fraudes clamorosas como inventar referências. Continua