10.03.2011:
Chuva e aumento da frota não explicam mortes nas estradas, diz especialista
Agência Brasil
Para o pesquisador do Centro de Formação em Transportes da Universidade de Brasília (UNB) Flávio Dias, a legislação de trânsito brasileira precisa ser modernizada, principalmente no que diz respeito à responsabilização do Poder Público pelos acidentes de trânsito, a exemplo do que já ocorre em países como Chile, Argentina, Estados Unidos e Canadá.
“Lógico que há motoristas imprudentes, mas em um país com tantas estradas mal projetadas, pessimamente pavimentadas e mal sinalizadas, o que ninguém discute é a responsabilidade do Poder Público. Em países mais sérios, o governo é o primeiro a responder pelos acidentes e, por isso mesmo, os governantes tratam a questão com maior seriedade”, afirmou Dias à Agência Brasil.
Dias concorda que, em tese, o aumento da frota de veículos implica em um maior risco de acidentes. Para ele, contudo, isso só confirma que as leis brasileiras necessitam ser revistas com a participação de especialistas. “Existem soluções para resolver o problema, mas os governantes não atentam para elas”. Continua
Veja também:
Brasil, meu Brasil brasileiro