quinta-feira, 24 de março de 2011

A pegada hídrica da humanidade

Via O Eco
22.03.2011



Pegada hídrica
Clique na imagem acima e explore a pega hídrica de 
cada país. Utilize os ícones no canto superior esquerdo para
 ver as modalidades de uso. As traduções para cada
 uma delas segue abaixo
A Pegada Global da Água é um projeto com base nas pesquisas realizadas pela Unesco e pela Universidade de Twente, na Holanda. O projeto tem como objetivo visualizar a pegada hídrica de 132 países e tornar tangível o impacto do nosso consumo de água doce.

Encarar as questões hídricas significa compreender o uso que fazemos deste precioso recurso. O projeto visa ilustrar que 86% da nossa pegada de água per capita é devido ao consumo de alimentos (produtos agrícolas). Além disso, devemos nos lembrar de que, quando consumimos e comercializamos produtos, nós estamos consumindo e comercializando a água utilizada para produzi-los (água virtual).

A cada segundo, numa escala mundial, estão ocorrendo fluxos invisíveis de água virtualmente. Quando movemos produtos de um país para outro, estamos não só movendo os produtos reais, mas praticamente toda a água que foi usada na produção destes. Para os países com escassez de água pode ser preferível importar água virtual, por meio da importação de produtos alimentares ao invés de usar os limitados recursos hídricos para produção agrícola interna.

A água virtual pode ser uma solução para a falta de simetria entre locais nos quais a água é necessária e onde existe água. Levando em conta esses fluxos de água virtual pode nos ajudar na melhor gestão da água e de nossas interdependências, considerando de forma mais eficiente nossas necessidades. Continua