terça-feira, 8 de março de 2011

Repercussão sobre violência policial contra ex-escrivã

Via Agência Patrícia Galvão
27.02.2011

Diversas pessoas e entidades, públicas e privadas, manifestaram-se sobre o caso da ex-escrivã despida à força em uma delegacia de São Paulo em 2009.

A moça, no vídeo chamada de Vanessa, em nenhum momento se nega a ser revistada, mas pede que a revista seja realizada por policiais femininas.
O pedido da moça é respaldado por lei (Leia: OAB diz ter avisado governo sobre vídeo de ex-escrivã despida à força.

As imagens foram gravadas pela própria Corregedoria e foram mantidas em sigilo pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Após a recente divulgação na mídia das cenas que mostram delegados da Corregedoria da Polícia Civil forçando uma escrivã, hoje afastada, a ficar nua na frente deles e de outros colegas da delegacia onde trabalhavam, as secretarias de Políticas para as Mulheres e de Direitos Humanos e a imprensa manifestaram publicamente seu repúdio.

O Ministério Público Estadual de São Paulo instaurou procedimento para apurar abuso de autoridade e cobrou explicações da corregedora e do Secretário Estadual da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto. Leia também: Vídeo do caso da escrivã abre crise na Polícia Civil de SP (Folha de S.Paulo - 24/02/2011) /

A delegada Maria Inês Trefiglio Valente foi transferida da diretoria da Corregedoria Geral da Polícia Civil para a Delegacia Geral de Polícia Adjunta. "A transferência acontece dias após a policial afirmar que delegados da Corregedoria agiram “dentro do poder de polícia” ao arrancar à força as roupas de uma escrivã investigada por corrupção", diz a reportagem Governo transfere corregedora após vídeo de ex-escrivã despida à força (Portal G1 - 24/02/2011). Continua