quinta-feira, 10 de março de 2011

‘Estado’ perde contato com repórter na Líbia

Via Estadão
09.03.2011

Fontes indicam que Andrei Netto, correspondente do jornal em Paris, pode ter sido preso na região de Zawiya por forças leais a Muamar Kadafi

de O Estado de S. Paulo

O Estado perdeu há uma semana todo contato direto com seu repórter Andrei Netto, correspondente em Paris que estava no oeste da Líbia cobrindo os confrontos entre rebeldes e forças do regime de Muamar Kadafi. Segundo informações não confirmadas obtidas nesta quarta-feira pelo jornal, Netto teria sido preso pelo governo, juntamente com um outro jornalista e um guia líbio que os auxiliava.

Até domingo, o Estado recebia informações indiretas de que seu repórter estava bem, escondido na região de Zawiya - cenário de violentos confrontos entre Kadafi e os insurgentes, a 30 quilômetros de Trípoli. A comunicação direta com a redação - por meio de telefonemas e e-mails - havia sido propositadamente cortada por segurança, afirmavam fontes líbias.

Nesta quarta, porém, novas informações indicavam que Netto tinha sido preso na região de Zawiya. Em conversa por telefone com o Estado, o vice-chanceler da Líbia, Khaled Qaim, disse que a notícia da prisão era "provavelmente correta". Ele já estava informado sobre o assunto antes de ser contatado pelo jornal e se comprometeu a ajudar a localizar o brasileiro. Até o ínicio da noite desta quarta, porém, Trípoli não tinha confirmado oficialmente a detenção. Continua


Atualizações:
- Repórter do 'Estado' está preso na Líbia
- Repórter do 'Estado' preso na Líbia está sendo libertado, diz embaixada
- Dilma quer providências urgentes para libertação de repórter
- Repórter do Estado é solto na Líbia
- O repórter do "Estado", libertado nesta quinta, 10, conversou por telefone com a jornalista da Rede Eldorado Camila Tuchlinski e com o editor de Internacional do jornal, Roberto Lameirinhas.