quinta-feira, 17 de março de 2011

Doações de planos de saúde cresceram 760% em relação a 2002

Agência USP de Notícias
Por Marcelo Pellegrini
16.03.2007


Empresas de planos de saúde doaram
 R$ 12 milhões para as campanhas de 2010
De acordo com levantamento realizado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o financiamento de empresas de plano de saúde para as campanhas de candidatos vêm crescendo a cada eleição. De 2006 a 2010, as doações oficiais, registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cresceram 39,5%. Em relação a 2002, o aumento foi de 760,8% e o número de empresas doadoras saltou de 15 para 49.
Nas eleições de 2010, as empresas de planos de saúde destinaram cerca de R$ 12 milhões para as campanhas de 157 candidatos a cargos eletivos, 75 deles eleitos. O estudo também revelou que em 2009, o setor de saúde suplementar teve um faturamento de R$ 64,2 bilhões.
O estudo analisou 1.061 empresas de planos de saúde em atividade no Brasil, registradas na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 2010, e as doações oficialmente registradas nas prestações de contas de candidatos e partidos – dados disponíveis no site do TSE. Continua