sábado, 16 de abril de 2011

Deputados visitam usinas de Angra e criticam falhas do plano de fuga em caso de acidente radioativo

Via Agência Brasil
Por Alana Gandra
15.04.2011

Rio de Janeiro - As falhas do plano de evacuação em caso de acidente são a maior procupação dos 13 deputados federais que visitaram hoje (15) a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, onde estão instaladas as duas usinas nucleares brasileiras. Eles integram as comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

Falando à Agência Brasil, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Giovani Cherini (PDT-RS), disse que “internamente, Angra 2, que nós visitamos, é de primeiro mundo. E, externamente, é de terceiro mundo. Se der um acidente aqui, morre todo mundo”. Segundo ele observou, constatou que “a estrada não está boa, tem problema de hospital, não tem um aeroporto para receber aviões grandes. Então, o plano de evacuação é realmente problemático”.

O interesse pela questão nuclear cresceu em função da catástrofe que abalou o Japão no mês passado. “Botou todo mundo de orelha em pé em função do vazamento [de radiação em Fukushima]”, salientou Cherini.

Giovani Cherini vai fazer um relatório sobre a visita para encaminhar ao governo federal. Ele pretende também fazer um levantamento sobre os custos da energia nuclear no Brasil. “Se o Brasil precisa de mais usinas dessas ou não”. O estudo deverá estar concluído nos próximos 30 dias.

Edição: Vinicius Doria


fonte