quinta-feira, 7 de abril de 2011

Japão estuda ampliar zona de segurança ao redor de Fukushima

Via Folha.com
07.04.2011

DA EFE, EM TÓQUIO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governo japonês indicou nesta quinta-feira que estuda ampliar de 20 para 30 quilômetros a atual zona de segurança ao redor da usina de Fukushima, devido ao risco de exposição à radiação durante um período longo.

O porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, disse que as autoridades consideram ordenar a retirada de alguns habitantes da área entre 20 e 30 quilômetros ao redor da central, para os quais há atualmente apenas a recomendação de permanecerem trancados em suas casas.

Edano sugeriu que o governo pode modificar os índices usados como limite até uma ordem de retirada, já que essas taxas "são estabelecidas assumindo um acidente que libere um alto nível de radiação em um curto espaço de tempo".

O governo japonês pediu a especialistas que estudem medidas para evitar o risco de a população se expor de maneira prolongada, já que a crise de Fukushima Daiichi não dá mostras de estar perto do fim.

Atualmente, o governo japonês fixa o limite de 50 milisievert para retirar a população de uma área, embora a Agência de Segurança Nuclear do Japão tenha recomendado que sejam desalojadas as zonas com um nível anual de radiação de 20 milisievert.

O Executivo também estuda a possibilidade de permitir aos habitantes da zona de segurança de 20 quilômetros voltarem temporariamente a suas casas para recolher pertences e objetos de valor. Continua

Leia também:
- ¿Qué hacer con los 57 millones de litros de agua radiactiva de Fukushima?
- Aparecen nuevas trazas de plutonio en el exterior de la central de Fukushima
- Algunos japoneses desafían al miedo y regresan al infierno
- Evacuación de embarazadas y niños