Por LAURA LOPES
19.04.2011
Pesquisa mostra que as classes C, D e E se sentem destratadas por vendedores, o que leva a uma falta de confiança para fazer compras. Você já passou por isso? Compartilhe sua experiência
Se você se sente mal atendido nas redes e lojas de varejo e pertence às classes C, D e E, não está sozinho. Um levantamento feito pelo Plano CDE, uma consultoria especializada nessas classes sociais, mostrou que até 25% desses consumidores admitem falta de confiança diante de uma compra. A pesquisa considerou como classe C pessoas de famílias com renda de R$ 1.214 a R$ 3.033 (quatro a 10 salários mínimos); classe D, com renda de R$ 607 a R$ 1.213 (dois a quatro), e, E, de R$ 0 a R$ 606 (zero a dois).
Associada à falta de autoestima, os clientes acreditam ser mal recebidos por pertencerem a um grupo de baixa renda – percepção de 50% dos clientes da classe C, 51%, da D, e 56%, da E. Gilsa de Andrade Campos, que trabalha em uma lavanderia e tem 52 anos, diz que passou por situações que ilustram a pesquisa. "As pessoas reagem como se você não tivesse dinheiro para comprar naquela loja. Há lugares em que você nem consegue entrar", afirma. Em algumas lojas, conta, as vendedoras só mostram os produtos mais baratos. Certa vez, não conseguiu efetuar uma compra porque o vendedor não acreditou que ela poderia pagar. Teve que voltar com a filha. "Eu fiz questão de comprar lá para mostrar que eu tinha dinheiro. Naquela vez eu me senti lá embaixo", afirma. Continua
Leia também:
- Petrobras admite que pode faltar gasolina em postos
- Ministro desqualifica Ipea, último reduto de oposição
- Justiça do Rio nega habeas corpus ao chimpanzé Jimmy
- Índios plantam maconha, estão viciados em oxi e traficam