sábado, 16 de abril de 2011

Propaganda influencia má alimentação de jovem amazonense

Via Agência USP de Notícias
Por Antonio Carlos Quinto
13.04.2011


Propaganda na TV influencia decisão de
 compra e consumo dos adolescentes
A prevalência de sobrepeso na população adolescente de Manaus, no Amazonas, pode estar ligada à propaganda de alimentos que é veiculada nas principais emissoras de TV de canal aberto da cidade. “Mesmo não sendo um pólo produtor de alimentos industrializados, a região é atingida pelas mensagens televisivas. Boa parte das propagandas veiculadas se refere a alimentos classificados no grupo dos óleos, gorduras, açucares e doces. Todos alimentos densamente calóricos”, avalia Maria Emilia de Oliveira Pereira Abbud, docente o curso de
Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Maria Emilia é autora do estudo A influência da televisão nos hábitos alimentares de uma população de adolescentes da região norte brasileira desenvolvido no Laboratório de Nutrição e Comportamento sob orientação do professor Sebastião de Sousa Almeida, e apresentado em setembro de 2010 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Num primeiro momento, a pesquisadora analisou a quantidade e a qualidade dos alimentos veiculados nas propagandas exibidas pelas principais redes de canal aberto de Manaus. “Pudemos observar que a maior quantidade dos comerciais é veiculada no período noturno, quando a audiência é elevada”, destaca. Maria Emília constituiu um acervo de propagandas que foram gravadas diariamente, entre setembro de 2007 e fevereiro de 2008. Continua