domingo, 6 de novembro de 2011

Cada vez mais, Brasil traz alimentos do exterior: de arroz e feijão a banana

Via blog do Noblat
06.11.2011

Bruno Rosa, O Globo

Alimentos populares como feijão, arroz e até a banana plantados em países asiáticos e europeus estão cada vez mais presentes na mesa... dos brasileiros. Celeiro agrícola no mundo, o Brasil registra avanço superior a 380% na importação de alguns desses alimentos básicos só neste ano.

O mercado interno aquecido, o câmbio favorável e o elevado custo de produção entre os agricultores do país explicam o aumento das compras feitas no exterior. A alta, no entanto, já preocupa especialistas e representantes dos produtores.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), a importação de feijão, por exemplo, subiu 56% neste ano, após crescer 24% em 2010. O feijão chinês representa 31% das compras feitas pelo Brasil lá fora.

A banana, símbolo do país tropical, também vem de longe: as importações, em alta desde 2008, avançaram 383% em setembro. Só a Tailândia respondeu por 50% dessas compras.

- O consumo está em alta, e a oferta interna não consegue se adequar em vários períodos do ano. Esse é um movimento novo e que vem ganhando força. Além disso, o foco dos produtores sempre foi a exportação. Mas, hoje, há um mercado interno comprador muito interessante. Assim como acontece com os carros e os eletroeletrônicos, os importados também chegaram aos alimentos mais populares, e isso é preocupante - afirma Maurício Mendes, presidente da consultoria Informa FNP, especializada em agronegócios.

Leia mais em Cada vez mais, Brasil traz alimentos do exterior: de arroz e feijão a banana

***
Leia também:
- Ministério do Esporte investe R$ 753 mil em pista sem uso
- Denúncia de propina leva Lupi a afastar assessor