sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Descoberta pode revolucionar estudos com o cérebro humano

Via Agência USP de Notícias
Por Da Redação - agenusp@usp.br
01.11.2011

Da Assessoria de Comunicação do IFSC

Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP descobriram, ao longo de cinco anos de estudos, que o cérebro conta com uma importante maneira de codificar (representar, sob forma de pulsos elétricos) informações entre ele e todas as ações realizadas no corpo. Os estudos são coordenados pelo professor Reynaldo Daniel Pinto, do Laboratório de Neurobiofísica do Grupo de Física Computacional e Instrumentação Aplicada, e envolveram siris como cobaias.

Os pulsos elétricos que representam o movimento motor do estômago do crustáceo, embora constantes, apresentaram uma peculiaridade: variações que, em princípio, foram consideradas, por diversos estudiosos, sem importância. Mas no IFSC, pesquisadores descobriram que um único neurônio fazia o papel de uma “central telefônica”, enviando ao cérebro ações realizadas por outros órgãos do siri, em seu organismo.

“Usamos um computador para simular o neurônio biológico do siri. Aquilo que os cientistas acreditavam ser insignificante, ao que chamaram de ‘ruído’, exerce papel fundamental no organismo em questão: além da função motora, ele codifica, simultaneamente, o que faz o outro neurônio ligado a ele”, explica o docente. Continua

Música Armorial