quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Neonazistas picham muros da Cardeal

Via Jornal da Tarde
Por CAIO DO VALLE
MARICI CAPITELLI
29.11.2011

As pichações que há tempos poluem as ruas de Pinheiros, na zona oeste, vêm ganhando novos e preocupantes elementos gráficos nos últimos meses: suásticas e outros símbolos que remetem ao nazismo. Para a polícia, os rabiscos, que estão se tornando comuns em ruas como Cardeal Arcoverde e Teodoro Sampaio, são estratégias de propagação de valores fascistas por grupos de skinheads.

A área é próxima ao Hospital Emílio Ribas, que recentemente teve o muro vandalizado com suásticas e outros dizeres nazistas. Policiais militares da Força Tática intensificarão a fiscalização da região a partir desta semana.

A delegada Margarette Barreto, da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, diz que os pichadores querem chamar atenção e o grande fluxo de pessoas no bairro acaba sendo um estímulo. “Estamos fazendo monitoramento de câmeras e o levantamento de testemunhas para ver se identificamos quem está fazendo isso.”

De acordo com ela, as inscrições de intolerância estão aumentando na cidade e, geralmente, são feitas por grupos. “Enquanto um picha, outros ficam vigiando para ninguém passar e pegá-los.” Continua