Por Bruno Góes e Juliana Castro, O Globo
15.11.2011
Ato contra corrupção no Rio, em 20/09 – Foto: Marcelo Carnaval / O Globo |
O feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro, celebrado nesta terça-feira, deverá servir de pretexto para milhares de brasileiros saírem às ruas em protesto contra a corrupção.
No Rio de Janeiro - às 15h, na Cinelândia, às 10h em Manguinhos e às 15h em Copacabana (Av. Atlântica - Posto 4) - e em pelo menos outras 32 cidades do país, manifestantes convocados pela internet vão apoiar iniciativas como a Lei do Ficha Limpa e pedir o fim da impunidade.
No Centro do Rio, o movimento "Todos Juntos Contra a Corrupção" vai montar um varal para pendurar notícias de denúncias e cartazes de protesto:
- A ideia é colocar o máximo de notícias sobre corrupção desde que começou essa onda de denúncias. Comprei uma corda de 300 metros e espero que as pessoas possam colocar lá o que a gente vê todo dia - diz Cristine Maza, uma das organizadoras do protesto.
A ONG "Rio de Paz", responsável pelas vassouras que ficaram famosas desde o protesto na praia de Copacabana no dia 19 de setembro, também vai participar e levar adereços simbólicos: desentupidores de vaso, as vassouras e dois vasos sanitários (um para baixo e outro para cima, com uma torre no meio - simbolizando Brasília).
Leia mais em Protestos anticorrupção serão realizados em 33 cidades no feriado
Leia também Senado volta a discutir mais rigor na punição de lavagem de dinheiro
fonte