terça-feira, 15 de novembro de 2011

O planeta Terra, visto da Estação Espacial Internacional






O vídeo é da NASA e o texto é da Revista Época:

O artista plástico alemão Michael König usou imagens de fotografias tiradas por astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para montar um vídeo do planeta Terra visto do espaço. O vídeo mostra uma visão deslumbrante da Terra, da atmosfera do planeta e da ação humana.

A maior parte das fotos foram tiradas pelo astronauta Ron Garan, da NASA, e pela tripulação da ISS, entre os meses de agosto e outubro de 2011. O resultado das fotos em movimento é um tour pelo planeta, com fenômenos como a Aurora Boreal e uma a vista noturna de quase metade do mundo.

As primeiras imagens mostram as luzes das cidades dos Estados Unidos à noite, e ao fundo a visão da Aurora Boreal. Depois, é possivel ver uma fina faixa amarela acima do planeta: trata-se da ionosfera, uma das camadas da atmosfera, caracterizada pela grande quantidade de átomos eletricamente carregados. A estação espacial também passa pela Austrália, África, o deserto do Saara, as ilhas das Filipinas e pelo Mediterrâneo.

A ISS é um laboratório espacial em órbita desde 1998, e que deve continuar em operação até 2020. Ela situa-se em uma órbita próxima ao planeta, o que permite uma vista da Terra a olho nu.

Época