segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Rocinha tem escolaridade média de 5,1 anos

Via Agência Brasil
Por Thais Leitão
13.11.2011

Rio de Janeiro - A Favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, tem indicadores sociais que revelam que seus moradores contam com condições trabalhistas superiores às demais comunidades carentes da cidade. Por outro lado, a escolaridade média da Rocinha é a mais baixa de todas as Regiões Administrativas do Rio, com 5,1 anos de estudo. A média da cidade é de 8,4 anos. No Complexo do Alemão fica em 5,4 anos e na Cidade de Deus, na zona oeste, em 6,4 anos.
Segundo um novo cruzamento de dados desenvolvido pelo economista Marcelo Néri, do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Censo das Favelas de 2010, do governo do estado, e outros levantamentos da própria FGV, a principal carência de quem vive no local é de serviços públicos.
“Vários dados sobre acesso a serviços públicos mostram que a Rocinha é uma comunidade particularmente precária no que diz respeito à presença do Estado em todas as suas dimensões. Se por um lado vemos boas oportunidades de trabalho e de renda, por outro, as taxas de acesso a serviços como recolhimento de lixo, calçamento de ruas, escoamento de esgoto entre outros são muito baixas”, disse à Agência Brasil. Continua

Leia também:
Veja os primeiros passos da pacificação na Rocinha
UPP na Rocinha... Beleza! E quem pacifica o cinismo?