quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Brasil manda 'mensagem contraditória' sobre meio ambiente para o mundo, diz jornal

Via Estadão
Por BBC - Brasil
07.11.2011

Um dia após anunciar menor desmatamento na Amazônia desde 1988, país aprova Código que pode incentivar perda de vegetação, diz 'El País'.

Uma reportagem publicada nesta quarta-feira no jornal espanhol "El País" afirma que o Brasil enviou "uma mensagem contraditória" para o resto do mundo ao aprovar no Senado o novo Código Florestal.

O jornal salienta que a aprovação do código "que flexibiliza as regras para preservar a vegetação e abre a porta para uma anistia para os que foram condenados por delitos de desmatamento, que contribuem para a mudança climática", veio apenas um dia após o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciar que a área desmatada na Amazônia no último ano até agosto foi a menor desde 1988.

"O novo código colocou em pé de guerra amplos setores do mundo científico, cultural e artístico brasileiro. A votação no Senado ocorreu com vários dias de atraso por causa do enfrentamento entre os senadores ambientalistas e os ruralistas, e pela avalanche de emendas apresentadas ao Código", diz a reportagem. Continua

***


Leia também:
- Cliente da consultoria de Pimentel nega o pagamento
- Câmara se autoconcede presente de Natal. Você paga
- Governo admite rachaduras na obra do São Francisco