sábado, 24 de dezembro de 2011

MPF investiga uso de violência em desapropriações para obras de porto

Via blog do Noblat
23.12.2011

Milícia e segurança privada estariam atuando para retirada de moradores da região de obras da LLX, de Eike Batista

Gabriel de Paiva, O Globo

Ameaças e uso da força para coagir proprietários rurais, produtores de abacaxi e maxixe, a deixarem suas casas na região onde está sendo construído, em São João da Barra, o Porto do Açu, pela LLX, de Eike Batista. Este é o foco da investigação, instaurada nesta quinta-feira, pelo Ministério Público Federal (MPF) em Campos (RJ).

Segundo denúncias encaminhadas ao órgão por associação de moradores locais, a empresa, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio (Codin), estariam lançando mão de policiais e seguranças privados que atuariam como milícias, de forma truculenta, para a retirada dos moradores da área do 5º Distrito do município onde estão sendo realizadas as obras do empreendimento do grupo EBX.

Cerca de 800 famílias que gostariam de permanecer na região estariam sofrendo ameaças para deixar o local. Ainda de acordo com informações recebidas pelo MPF, moradores que já foram removidos não teriam recebido indenização e alguns despejos foram realizados sem a apresentação de ordem judicial.

Leia mais em MPF investiga uso de violência em desapropriações para obras do Porto Açu

Leia também:
Pimentel debocha de repórter e não responde perguntas