sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

ONG divulga lista dos dez locais mais perigosos para jornalistas

Via blog do Noblat
23.12.2011

Deutsche Welle

A organização Repórteres Sem Fronteiras divulga relatório anual e constata que em 2011 o preço da liberdade de imprensa foi alto. Paquistão encabeça lista de dez locais mais perigosos para o jormalismo no mundo. Iraque, México e Líbia são outros países com mais mortes de jornalistas.

"Em muitos países, 2011 foi marcado por manifestações e luta pela liberdade e democracia. A maioria dos governos respondia [às revoltas] com violência. Eles não queriam apenas acabar com os protestos, mas também eliminar quaisquer reportagens sobre o tema", explica Michael Rediske, o porta-voz da seção alemã da ONG Repórteres Sem Fronteiras, alertando ter sido este um dos principais motivos do aumento da repressão e violência contra jornalistas e profissionais da mídia em 2011.

Neste ano morreram pelo menos 66 jornalistas nove a mais do que em 2010. Além disso, o ano foi marcado pela detenção de 1.044 jornalistas, muitos devido a Primavera Árabe. Este é quase o dobro do número de profissionais presos em 2009.

Leia mais em ONG divulga lista dos dez locais mais perigosos para jornalistas

Leia também:
The 10 most dangerous places for journalists