domingo, 11 de dezembro de 2011

O real risco das novas pílulas

Via Época
Por CRISTIANE SEGATTO
09.12.2011

Anticoncepcionais que contêm o hormônio drospirenona são suspeitos de matar jovens por trombose. Como se proteger

Remédio bom é remédio antigo. Essa é uma das lições mais importantes que o jornalismo de saúde me ensinou. Medicamento seguro e eficaz é aquele que está no mercado há muito tempo e foi consumido e aprovado por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Pouca gente se dá conta disso. A maioria acha que o novo é automaticamente melhor que o velho. A novidade seria sinal de inovação, de evolução, de qualidade. Isso pode valer para um telefone celular, um carro ou um par de tênis. Com remédio não é assim.

Nos Estados Unidos, onde a propaganda de medicamentos é liberada em todos os meios de comunicação (TV, revistas, jornais, painéis em ônibus etc), as novas drogas são lançadas com investimentos gigantescos em publicidade. Os anúncios influenciam o consumidor diretamente. Ele chega ao consultório médico com a marca na ponta da língua.

As americanas se lembram bem dos comerciais das pílulas anticoncepcionais Yasmin e YAS, fabricadas pela Bayer Schering e também vendidas no Brasil. Esses produtos foram lançados com um apelo irresistível: evitar a gravidez e, ao mesmo tempo, amenizar sintomas da TPM. O anúncio de TV veiculado nos EUA apresenta os remédios como uma solução para sintomas clássicos e indesejáveis como irritabilidade, inchaço, fadiga, dores de cabeça etc. Também prometia reduzir a oleosidade da pele e dos cabelos.

Diante de anúncios bem feitos como esse, o consumidor se convence de que está diante de um produto muito melhor que os anteriores. É uma mera inferência. O fato inegável é que o fabricante do novo produto decidiu investir mais dinheiro em propaganda que os concorrentes.

Nos últimos dias, a Yasmin e a YAS estiveram no centro de um debate promovido pela FDA (a agência americana que regula fármacos e alimentos). Os benefícios foram eclipsados pela discussão em torno dos riscos dessas pílulas. Diferentemente das concorrentes, elas contêm o hormônio drospirenona. Alguns estudos recentes sugerem que ele piora a circulação do sangue e aumenta em até duas ou três vezes o risco de trombose (formação de coágulos no interior de um vaso sanguíneo).

A agência ouviu depoimentos de supostas vítimas. Joon Cummins relatou a morte da filha, a estudante Michelle Pfileger, de 18 anos, ocorrida em 2010. Ela sofreu um tromboembolismo pulmonar, quatro meses depois de começar a tomar a pílula YAS. Segundo a mãe, o ginecologista não alertou a filha sobre os riscos, relata a repórter especial Claudia Collucci, da Folha de S. Paulo, que acompanhou a reunião em Maryland. Continua