sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Um dia para homenagear Clarice Lispector

Via Estadão
Por Maria Fernanda Rodrigues
08.12.2011

Fãs se reúnem em sete capitais para lembrar a escritora no dia em que faria 91 anos

Depois de Carlos Drummond de Andrade, homenageado em outubro com o Dia D, que por sua vez foi inspirado pelo Bloomsday e seus eventos anuais e internacionais de celebração ao escritor irlandês James Joyce, agora é a vez de Clarice Lispector ganhar um dia só para ela.

                                                            Divulgação
Programação para homenagear a escritora
vai se espalhar por diversos lugares do País
Ainda que mais concentrada no Rio, a programação da Hora de Clarice vai se espalhar por lugares tradicionais, como livrarias e centros culturais, e por outros mais inusitados, como barcas e estações de metrô, de cidades como São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Belém e Recife neste sábado.

A iniciativa é da Rocco, que escolheu homenagear a maior estrela do catálogo nacional da editora no dia de seu aniversário. Se fosse viva, a autora de A Paixão Segundo G.H. e de tantos outros sucessos faria, em 10 de dezembro, 91 anos - hoje, a propósito, faz 34 anos que ela morreu.

"A ideia não é exatamente inédita, mas queríamos ter um dia em que Clarice fosse lembrada", conta o editor Paulo Rocco. Há mais de uma década, sua editora vem cuidado da obra da ucraniana que, com 2 anos, se mudou para o Brasil com os pais.

Nos dois primeiros anos desde que adquiriu os direitos da obra, em 1997, o esforço foi de recuperação dos textos originais. Nas edições anteriores, segundo Rocco, linhas inteiras chegaram a ser cortadas. Todos os livros ganharam novo projeto gráfico e outras obras foram criadas a partir de diferentes recortes e achados - cartas, artigos, etc. Para o ano que vem, por exemplo, ele pensa em lançar mais um título da coleção Clarice na Cabeceira - desta vez, sobre sua produção como jornalista. Haverá novidades também em sua obra infantil, garante. Continua