sábado, 18 de setembro de 2010

ADONIRAN PARA CRIANÇAS

Via InfoHome
Por Sueli Bortolin
Agosto de 2004

Ao fazer um trabalho para uma disciplina que estou cursando na Universidade Estadual de Londrina, optei em pesquisar a linguagem utilizada por Adoniran Barbosa em suas composições.

Já sabia muito a respeito dessa importante personalidade brasileira, mas me deparei com um livro muito especial. Seu título é: "Adoniran: uma biografia" e foi escrito pelo jovem jornalista - Celso de Campos Júnior, publicado pela Editora Globo. Fiquei impressionada com o nível da pesquisa, e "alucinada" com a riqueza de detalhes. Detalhes que uma fã sempre gosta de saber.

Nesse momento acabei indagando: será que existe um livro que apresenta Adoniran Barbosa para as crianças? Ansiosa, logo respondi: tem que ter. As crianças merecem ter contato com a biografia dele. Assim, comecei a busca e localizei na Coleção Mestres da Música no Brasil um livro escrito por Juliana Lins e André Diniz para a Editora Moderna.

E como diria meu sobrinho de quase 3 anos:

- Muito bom, titia! Muito bom!

Em linguagem acessível e ilustrado com fotografias de São Paulo e do compositor, a criança é levada a uma viagem aos tempos em que Adoniran viveu.

Na folha de rosto desse livro infantil, os autores incluíram a seguinte observação: "uma história para os avós contarem e cantarem para os netos". Isso porque, além da biografia, há também alguns trechos de músicas de Adoniran.

E só para você ficar com "água na boca", estou trazendo uns pedaços dos dois livros, para, quem sabe, você ler em companhia de seus filhos, netos, sobrinhos, amigos... Continua

Ouça:
Adoniran Barbosa - 100 anos