terça-feira, 7 de setembro de 2010

Irã afirma que apedrejamento não é tema de direitos humanos

Via Estadão, há 403 dias sob censura
07.09.2010

Teerã pede que outros países não interfiram em casos como o de Sakineh


TEERÃ - Países estrangeiros não devem interferir no sistema legal do Irã e devem parar de tentar converter o caso de uma mulher condenada à morte por apedrejamento por ter cometido adultério em problema de direitos humanos, disse Teerã na terça-feira, 7.

O caso da mãe de dois filhos, de 43 anos, condenada à morte por ter feito sexo ilicitamente e acusada de envolvimento no assassinato de seu marido, provocou ultraje internacional. O Brasil ofereceu asilo a ela, e o Vaticano se manifestou contra o castigo "brutal".

Um porta-voz do governo disse que o furor é baseado em informações equivocadas sobre o caso de Sakineh Mohammadi Ashtiani. "Infelizmente, estão defendendo uma pessoa que está sendo julgada por homicídio e adultério, que são dois crimes graves desta mulher e não devem ser convertidos em questão de direitos humanos", disse em coletiva de imprensa o porta-voz do Ministério do Exterior, Rahmin Mehmanparast.

"Se a libertaçãode todos os que cometeram homicídios será visto como questão de direitos humanos, então todos os países europeus deveriam soltar todos os assassinos nesses países."

O caso do apedrejamento vem dificultando as relações entre o Irã e o Ocidente, que acusa a República Islâmica de buscar fabricar armas nucleares, o que Teerã nega.

Na França, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, disse na terça-feira que está horrorizado diante da sentença. "Isto é barbárie indizível. Condenamos tais atos, que não têm justificativa sob nenhum código moral ou religioso", disse ele ao Parlamento Europeu em Estrasburgo. Continua

Leia também:
- Sakineh : Un nouvel interrogatoire pour l’iranienne
  Google translate