domingo, 12 de setembro de 2010

Mudança climática ao provocar condições extremas do clima pode aumentar mortes por desastres naturais

Via Eco Debate
10.09.2010





Desastres naturais têm causado menos mortes, mas a mudança climática deve interferir nestas estatísticas ao provocar condições mais extremas do clima, e que deixam sequelas posteriores como doenças e má nutrição, dizem especialistas.

Temperaturas elevadas podem agravar os desastres, tanto quanto provocar a interrupção da produção de alimentos. Segundo as Nações Unidas, o aquecimento global causará mais secas, incêndios florestais, ondas de calor, inundações, deslizamentos de terra e aumento do nível do mar –todas ocorrências são uma ameaça para uma população que deve sair dos 6,8 bilhões para 9 bilhões de pessoas até 2050. Reportagem da Agência Reuters.

Os efeitos pós desastres naturais frequentemente são os piores, em termos de mortes adicionais. “Mortes em condições extremas de clima, como aconteceu neste ano nas inundações do Paquistão, são um alerta de que precisamos rever os esforços para manter a mudança climática sob controle”, diz o diretor da London School of Hygiene and Tropical Medicine, Andrew Haines.

Mais de 1.750 pessoas morreram nas inundações do Paquistão, e outras milhares correm riscos devido a doenças. Ao menos 54 morreram nos incêndios na Rússia, em julho e agosto, que levaram ao aumento do preço de grãos –ameaçando os pobres com a má nutrição.

“Há um crescimento da taxa de mortalidade por causas indiretas. As pessoas estão mais pobres, e a mortalidade infantil que não é normal aumenta”, completa Haines. “Deve haver significativas mortes que são subestimadas”, diz ele. “A mudança climática poderia ser acrescentada aos prejuízos posteriormente provocados por desastres naturais.” Continua