terça-feira, 28 de setembro de 2010

A nova arca de Noé


JC e-mail 4104, de 27 de Setembro de 2010.
A nova arca de Noé


Com a ajuda de diversas instituições, Embrapa armazena o código genético e exemplares de animais, plantas e micro-organismos encontrados no Brasil. Objetivo é preservar informações sobre a biodiversidade do país e garantir o futuro das pesquisas

Conta a Bíblia que, para salvar todas as espécies animais do dilúvio universal, Noé colocou exemplares de cada uma delas em uma imensa arca. Preservou assim a natureza, garantindo a continuidade da diversidade animal na Terra.

Em pleno século 21, cientistas brasileiros agem como Noés contemporâneos, armazenando informações sobre plantas, animais e micro-organismos em uma modernas arcas, denominadas bancos genéticos. Neles, o Brasil guarda informações preciosas que podem garantir o desenvolvimento de pesquisas em prol da sustentabilidade da agricultura.

Tudo ocorre por meio da Plataforma Nacional de Recursos Genéticos, projeto desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com o auxílio de diversas instituições nacionais, como universidades e centros de pesquisa.

Dividido em três redes - animal, vegetal e microbiana - o projeto mantém animais vivos em criadouros, coleta o material genético de diversas espécies, guarda milhares de sementes congeladas e tem bancos até para bactérias e vírus. "A ideia é conservar a diversidade genética e garantir uma alimentação farta e saudável para as futuras gerações", explica Arthur Mariante, gestor da Plataforma Nacional e da Rede Animal. Continua

Leia também:
- Banco de Notícias
- Roriz debocha da lei nas barbas da Justiça
- ‘O Lula quer eleger a sua sucessora a qualquer custo’
- Debates? Escolha a melhor encenação e não chateia!
- Internautas que votaram em "Nosso Lar" se revoltam com escolha de "Lula" para Oscar
- Segundo dia da Bienal tem nova obra pichada