quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ensino de graduação, o lado oculto da Lua, artigo de Wanderley Messias da Costa


JC e-mail 4101, de 22 de Setembro de 2010.
Ensino de graduação, o lado oculto da Lua, artigo de Wanderley Messias da Costa


"O maior dos flagelos da educação, a evasão escolar, continua a fazer incontáveis vítimas"

Wanderley Messias da Costa é professor titular do departamento de geografia da USP, autor de cinco livros, é um dos idealizadores do Centro de Biotecnologia da Amazônia. Artigo publicado em "O Estado de SP":

O Brasil tem atualmente cerca de 5 milhões de estudantes matriculados no ensino de graduação (presencial), o que equivale a 24% dos jovens de 18 a 24 anos do país. A meta do governo federal é de 30% para 2012, mas recente relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que no ritmo atual só seria alcançada em 2020. Desse contingente, 75% estão em instituições privadas e 25% nas públicas.

O país tem despendido grande esforço na expansão do sistema como um todo, o que é atestado pelo aumento das vagas à taxa média anual de 6% entre 2002 e 2008. Há outros aspectos positivos, como os incentivos no vestibular aos estudantes egressos da escola pública, a tendência à diversificação (as matrículas em educação tecnológica e em educação a distância têm evoluído em ritmo acelerado) e o movimento de interiorização do ensino superior.

Mas há acidentes de percurso que são riscos inerentes a todo processo de crescimento acelerado e pouco planejado. O mais sério é o fato de quase 50% dos 3 milhões de vagas oferecidas em 2008 não terem sido preenchidas. Continua