quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Médicos em conflito de interesses


JC e-mail 4096, de 15 de Setembro de 2010.
Médicos em conflito de interesses


Artigos científicos omitem relações de autores de estudos com laboratórios

Análise publicada na revista "Archives of Internal Medicine" mostra que a relação entre fabricantes de produtos médicos e pesquisadores é falha no que diz respeito à transparência.

Na análise, pelo menos 25 cientistas, de um grupo de 32, receberam valores acima de US$ 1 milhão por trabalhos de consultoria prestados em 2007 para essas empresas, mas não mencionaram isso ao escreverem seus artigos em revistas especializadas no ano seguinte. Um comportamento nem um pouco transparente, dizem os autores.

A maioria desses médicos não divulgou que prestou serviços para as companhias, segundo o professor David J. Rothman, da Universidade de Columbia e um dos autores da análise. "Uma grande, dramática falha", disse.

Ele chama a atenção para a necessidade de se determinar normas mais rígidas de divulgação científica, incluindo a citação de valores exatos recebidos em consultorias. E afirma que os leitores precisam ser informados para considerarem conflito de interesses.

Marcia Angell, ex-editora da revista "New England Journal of Medicine", disse que a investigação é muito bem elaborada e traz resultados surpreendentes.

- É mais uma indicador de corrupção generalizada na área médica com o dinheiro da indústria - afirma.

Já o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas declarou que tem proposto políticas aprimoradas de divulgação nos últimos dois anos. Mas cada revista decide a sua própria norma e os críticos dizem que muitas delas ainda não avançaram o suficiente.

A revista "Journal of Arthroplasty", por exemplo, não informou a relação entre consultores e empresas em 17 de 24 artigos publicados. Glen Campbell, diretor de ciências da saúde de periódicos da Elsevier, disse que esse tipo de dado é imprescindível:

- Estamos impressionados com a qualidade da investigação, que mostra claramente a necessidade de maior adesão por parte dos autores e editores para cumprir as normas. Continua

Leia também:
- Banco de Notícias
- Empresa de transporte aéreo nega relação com filho de ministra da Casa Civil
- Caso Erenice - OAB quer afastamento da ministra
- OAB defende afastamento imediato de Erenice Guerra
- A parentela de Erenice
- Serra defende Transamazônica e Belo Monte
- El juego sucio eclipsa el debate político en la campaña brasileña
- SP - O candidato para 1 milhão de votos
- Cai Erenice Guerra; Miriam Belchior pode ser a nova ministra da Casa Civil
- Míriam Belchior sucederá a Erenice Guerra na Casa Civil