sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Obesidade cerebral


JC e-mail 4092, de 09 de Setembro de 2010.
Obesidade cerebral


Falha em neurônios seria a principal causa de ganho de peso induzido por dieta

A força de vontade está menos implicada na propensão à obesidade do que se pensa. Um novo estudo multicêntrico, liderado por cientistas australianos, descobriu que uma falha na conexão entre neurônios pode ser a responsável pelos quilos a mais, especialmente em pessoas submetidas à dieta rica em gorduras. Segundo os autores, o defeito leva células do cérebro a não reconhecerem sinais vitais que informam quando o organismo está satisfeito.

Na pesquisa internacional coordenada por Michael Cowley, do Instituto de Diabetes e Obesidade da Universidade Monash (publicada na edição on line da revista "Proceedings of National Academy of Sciences"), os cientistas observaram que células de apoio no cérebro de roedores desenvolveram um crescimento anormal quando eles receberam alimentos ricos em gordura por quatro meses. Isso impediu que células cerebrais regulares (o sistema melanocortina ou neurônios POMC) se conectassem com outros mecanismos neurais, que determinam a saciedade e o gasto de energia.

Nessa experiência, os animais com uma predisposição neural à obesidade ganharam 30% mais peso em comparação com 6% do grupo de camundongos e ratos com células resistentes à obesidade.

- Esses circuitos neurais regulam os comportamentos alimentares, o gasto energético e fazem parte de um processo que ocorre naturalmente no cérebro - explica Cowley - E eles começam a se formar no início da nossa vida. Acreditamos que as pessoas podem apresentar a tendência para a obesidade mesmo antes de comerem a sua primeira refeição. Continua

Leia também:
- Suprema ficha
- Ibope: continuismo norteia disputa em governos estaduais
- A banalização do dolo
- Decisão de queimar o Alcorão está suspensa, e não cancelada, diz pastor
- Explosão faz um morto e destrói 53 casas em São Francisco
- Falsos profissionais e compra de votos envolveriam 20 unidades de saúde do estado (Rio)
- Em Operação Mãos Limpas, PF prende governador do Amapá

Conheça:
Projeto Excelências - Conheça e Divulgue

Book Crossing Brasil