segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Baixa escolaridade mantém país no ‘top 10′ da desigualdade mundial, avalia economista da FGV

Via Eco Debate
13.09.2010

A baixa escolaridade da população brasileira mantém o país entre as dez nações mais desiguais do mundo. “Ainda estamos no top 10 da desigualdade mundial”, afirma o economista-chefe do Centro de Políticas Sociais vinculado à Fundação Getulio Vargas (FGV), Marcelo Côrtes Neri.

Análise publicada pelo economista na última sexta-feira (10) mostra que desde 1996 há redução do índice de Gini. O indicador, que mede a concentração de renda (quanto mais perto de 1, maior a desigualdade), caiu de 0,6068, naquele ano, para 0,5448, em 2009.

Apesar da queda, o índice brasileiro é superior ao de países como os Estados Unidos (em torno de 0,400) e da Índia (0,300); e está próximo ao de nações mais pobres da América Latina e do Caribe e da África Subsaariana. “Saímos do pódio, mas ainda estamos entre os mais desiguais”, aponta o economista.

Segundo Marcelo Neri, para diminuir a desigualdade é preciso que a renda das classes mais baixas continue crescendo; que se mantenham programas sociais focados na população mais pobre; e, sobretudo, que o Estado amplie a oferta de educação de mais qualidade e as pessoas permaneçam na escola.

O sociólogo e cientista político Simon Schwartzman, presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets), assinala que “a educação no Brasil é muito ruim” e que há um “excesso de valorização” da escolaridade, o que explica a grande diferença salarial entre quem tem curso superior e quem não tem nenhuma formação. Para ele, o desempenho educacional “não tem melhorado muito” e, portanto, nos próximos dez anos o quadro de desigualdade permanecerá. Continua

Veja também:
- Banco de Notícias
- Irmã de ministra deu aval a contrato sem licitação com o governo
- Ministra usou 'laranja' ao criar firma de arapongagem com filho
- Debate entre presidenciáveis é marcado por troca de acusações entre Serra e Dilma
- Dilma e Mercadante evitam comentar caso Erenice Guerra
- Governo blinda Dilma; oposição vai ao MP
- Haiti: só 2% dos escombros retirados da capital após 8 meses
- 'Nosso Lar': primeiríssimo lugar em votação nacional para indicação ao Oscar

Book Crossing Brasil