sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Filhos de Sakineh fazem um apelo em favor da mãe

Via Veja
17.09.2010

Eles contam que sua vida se transformou em uma tragédia e temem pelo futuro

Em uma carta publicada nesta sexta-feira pelo jornal francês Le Fígaro, os filhos da iraniana Sakineh Mohammadi-Ashtiani, Sajjad e Saeideh Ghaderzadeh, fazem um apelo em favor de sua mãe, após a exibição de uma entrevista pela TV estatal do Irã na quarta-feira. Sakineh, de 43 anos, foi detida e condenada à morte por adultério e participação na morte do marido - o que gerou revolta e manifestações por todo o mundo.

Sajjad e Saeideh questionam o objetivo das entrevistas - que dizem ser encenadas - e falam que as autoridades de Teerã jogam com a vida de Sakineh e com a reputação de sua família: "Nós não sabemos o que se passa por trás das cortinas. Por que tantas entrevistas e por qual razão? Por que precisamos nos esconder? Onde está a justiça? Quantas entrevistas falsas acontecerão?", perguntam.

Ao longo da carta, os filhos repetem várias vezes que estão cansados de passar tanto tempo lutando sozinhos, a chorar. Em alguns trechos, se dirigem à própria mãe, lembrando que há anos não podem contar com seus braços para acolhê-los. Eles chegam a questionar por que continuam a viver e se comparam com outras crianças, felizes porque vivem ao lado de seus pais. Continua