quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Encontradas cartas perdidas de descobridores da estrutura do DNA

Via Estadão, há 426 dias sob censura
Por Carlos Orsi
29.09.2010



Trecho de carta manuscrita de Crick a Brenner, de 1955
Cold Spring Harbor Laboratory Library & Archives
Correspondência entre Watson, Crick e Wilkins ajuda a entender melhor a histórica descoberta da dúpla hélice

A revista Nature desta semana apresenta a descoberta de nove caixas de documentos, dados como perdidos há décadas, de Francis Crick, um dos descobridores da estrutura do DNA. Parte do acervo contém rascunhos e manuscritos de cartas tensas trocadas por Crick e seu parceiro de pesquisas, James Watson, com o líder de um grupo rival de cientistas, Maurice Wilkins, nas semanas que antecederam o histórico anúncio da dupla hélice. Crick e Wilkins morreram em 2004.

De acordo com Alexander Gann e Jan Witkowski, que anunciam a descoberta, os papéis de Crick estavam misturados aos de Sydney Brenner, ganhador do Nobel de Medicina de 2002 e com quem Crick dividiu um escritório de 1956 a 1977. Brenner doou seu acervo à Biblioteca do Laboratório de Cold Spring Harbor, nos Estados Unidos, onde Gann e Witkowski trabalham.

A estrutura da molécula de DNA - a dupla hélice - foi apresentada ao mundo em 1953, numa série de três artigos publicados na Nature por pesquisadores de dois laboratórios rivais: Francis Crick e James Watson, do Laboratório Cavendish, da Universidade Cambridge, e Maurice Wilkins e Rosalind Franklin, do King's College de Londres.Em 1962, Crick, Watson e Wilkins dividiram um Prêmio Nobel pela descoberta. Rosalind havia morrido de câncer em 1958. Continua