terça-feira, 28 de setembro de 2010

Morre Cecília Magaldi

Do site da Faculdade de Medicina de Botucatu:


Morre a professora emérita da FMB, Cecília Magaldi, fundadora do CSE


Faleceu na madrugada desta terça-feira, 28 de setembro, a professora emérita da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), Dra. Cecília Magaldi (foto ao lado). A médica infectologista foi uma das fundadoras do Centro de Saúde Escola (CSE), em 1972, e estava doente há alguns meses. Seu velório foi realizado no Complexo Funerário Orlando Panhozzi, em Botucatu e o sepultamento seria realizado em São Paulo.

Nascida na Capital, professora Cecília curso medicina na USP (Universidade de São Paulo), onde formou-se em 1951. Iniciou sua carreira universitária na 1ª Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e na Clínica de Doenças Tropicais Infecciosas.

Com sua tese sobre leptospirose, internacionalmente reconhecida, recebeu o título de Doutora em Medicina, em 1962. Cursou Pós-Graduação na então Faculdade de Higiêne e Saúde Pública da USP e, no mesmo ano, convidada, assumiu o cargo de professora.

Regente de Medicina Preventiva, Social e Saúde Pública da então Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), ela implantou o Departamento e suas disciplinas. Em 1975, tornou-se professora livre-docente em epidemiologia.

Além de defender a autonomia universitária e a ampliação da assistência médico-sanitária, instalou e coordenou a Unidade Sanitária do Lageado – a primeira fora dos muros da FCMBB, que possibilitou o treinamento dos estudantes de medicina nas áreas de Saúde Pública, Clínica Médica, Moléstias Infecciosas e Pediatria. Realizou, também, o primeiro inquérito domiciliar sobre as condições de saúde em Botucatu, com participação dos alunos da graduação em Medicina.

Professora Cecília foi secretária Municipal de Saúde de Botucatu por duas gestões sucessivas, cargo no qual assinou importantes convênios. Na década de 1980, implantou a rede básica de saúde em Botucatu, com a instalação de oito novas unidades, dando assim os primeiros passos para a municipalização da Saúde.


***

Quando estagiária no Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, tive o privilégio de conviver com a professora Cecília Magaldi. Para mim ela sempre foi um exemplo. Um exemplo de seriedade, honradez, dignidade. Uma profissional rara. Uma mulher rara.

Descanse em paz, Cecília.

Adelidia Chiarelli