quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Clássicos da Coleção Brasiliana ganham versão digital de livre acesso

JC e-mail 4105, de 28 de Setembro de 2010.
Clássicos da Coleção Brasiliana ganham versão digital de livre acesso


Portal oferece acesso gratuito a obras consideradas fundamentais para entender o Brasil
Pouco depois da Revolução de 1930, que levou ao poder o presidente Getúlio Vargas e deu fim ao revezamento político entre as oligarquias rurais da República Velha, a intelectualidade brasileira passou a contar com um valioso acervo para compreender melhor o país: a Coleção Brasiliana.

A vasta coleção de 415 obras foi publicada entre 1931 e 1993 pela Editora Companhia Nacional, dentro de uma série mais ampla, intitulada Biblioteca Pedagógica Brasileira. Ela reunia autores de diversas formações, que se debruçaram sobre a formação brasileira - entre eles, Rui Barbosa, Visconde de Taunay e João Pandiá Calógeras. Agora, os clássicos que foram referência para várias gerações estão de volta, mas dessa vez no mundo virtual.

Aos poucos, eles estão ganhando versões digitalizadas - e o melhor - de acesso gratuito aos internautas, graças a uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com o objetivo de facilitar o acesso de estudantes e pesquisadores a esse rico material, o portal Brasiliana Eletrônica já disponibiliza, até o momento, 85 obras digitalizadas, em www.brasiliana.com.br

"Digitalizar esses livros de difícil acesso é fundamental para resgatar esses autores e colocá-los à disposição do público e da comunidade acadêmica, já que a versão impressa só está disponível em algumas bibliotecas públicas", ressalta o editor chefe do portal, o historiador Israel Beloch.

No portal, todas as obras são apresentadas em duas versões: o fac-símile das edições originais no formato e-paper - que oferece ao leitor o prazer de visualizar página por página do texto, com a grafia da época preservada - e o texto correspondente aos originais, mas atualizado de acordo com os padrões estabelecidos pela nova reforma ortográfica. Este oferece como vantagem, em relação aos antigos impressos, a facilidade dos recursos computacionais de edição. Continua


Leia também:
- Banco de Notícias
- Vantagem de Dilma cai e cresce chance de 2º turno
- Marina virou o pesadelo de Dilma e o sonho de Serra
- Para ‘conter’ Marina, comitê de Dilma reúne pastores
- 'Sangria' de Dilma chega a 6 mi de votos
- Lindberg - O servilismo de um candidato ao Senado
- Mercadante acusa Alckmin de fugir do debate; tucano diz que PT o restringe e à imprensa
- Candidatos a governador em 26 estados e no DF debatem na Globo
- Mudança de vento